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Novos princípios ditam atuação da Bancoop

Em 2005, os novos diretores, João Vaccari Neto, Diretor-presidente, e Ana Maria Érnica, diretora Administrativo-financeira iniciaram um processo de reestruturação interna da Bancoop, com o objetivo de ampliar o profissionalismo de sua atuação e implantar novas práticas de gestão.
Tomaram todas as medidas para que os contratos com fornecedores ou prestadores de serviços que tinham como seus sócios ex-diretores da cooperativa fossem encerrados. Nem João Vaccari Neto nem Ana Maria Érnica possuem sociedade em qualquer empresa.
Essa diretoria que assumiu a gestão em fevereiro de 2005 contratou consultorias para o aprimoramento da estrutura organizacional e dos procedimentos de engenharia. Como complemento, iniciou-se a implantação de um sistema operacional integrado, visando reduzir custos, facilitar a fiscalização, evitar o retrabalho e ampliar a segurança das informações.
Essas medidas, somadas às novas normas de procedimentos internos, possibilitaram que cooperados, funcionários e qualquer outra pessoa pudesse analisar claramente as informações sobre a cooperativa e acompanhá-las desde a origem até sua finalização.
A mudança de regime contábil de caixa para o de competência permitiu não apenas a análise de dados e custos já incorridos, mas também a previsão e a provisão de recursos para aqueles que iriam acontecer, possibilitando maiores condições de planejamento.
O quadro de funcionários passou por capacitação e novos servidores e profissionais foram contratados para melhorar o atendimento e dar suporte à profissionalização da cooperativa.
A cotação de preços, a compra de materiais e a contratação de serviços foram aprimoradas e passaram a levar em conta o conjunto dos empreendimentos, o que possibilitou a redução de custos e a ampliação da qualidade dos serviços.

Veja as apresentações realizadas sobre a reestruturação:

Apresentação da Bancoop na Alesp - Agosto 2010

Apresentação da Bancoop no Senado - Março 2010