Quem Somos
preço de custo

A construção a preço de custo não é exclusiva do cooperativismo habitacional. Muitas construtoras trabalham com o mesmo sistema.
O valor das unidades habitacionais é determinado com base no montante gasto para a compra do terreno, a construção, o registro da documentação e a administração dos serviços. Não se trata de uma compra com contrato a preço fechado.
Se for detectado falta de recursos para se tocar as obras, os participantes do grupo, que no caso da Bancoop são cooperados, são chamados a contribuir com o fluxo de caixa e a melhoria do ritmo da construção.
No encerramento, quando não há mais nenhum gasto a ser realizado, soma-se o montante arrecado e o total gasto. Se houver diferença, é preciso rateá-la entre os membros do grupo. Se o montante arrecadado for menor do que o gasto, mesmo se já tiver sido realizado aporte para melhoria do fluxo de caixa durante as obras, os membros do grupo precisam pagar a diferença, de acordo com sua fração ideal.
Os cooperados tornam-se sócios de um empreendimento e são corresponsáveis por todas as despesas decorrentes do mesmo. Ao final, têm acesso à unidade pelo preço de custo, sem o acréscimo do lucro cobrado pelas incorporadoras.