Quem Somos
comissão

Passando a limpo

Todas as atividades da Bancoop são acompanhadas por um Conselho Fiscal eleito pelos cooperados, que tem seus membros renovados periodicamente. Esta é uma ferramenta, prevista na Lei do Cooperativismo, por si só, dá maior transparência às ações da cooperativa.

Mas, a Bancoop vai além do que está previsto em Lei. Estimula a criação de Conselhos Fiscais e de Obras em cada uma seccionais com obras em andamento. Na maioria das obras eles já foram constituídos.

Assim, além de ter as atividades de forma geral acompanhadas por um Conselho Fiscal, foram criados grupos de cooperados em cada um dos empreendimentos em construção para que estes tenham acesso mensal a relatórios que possibilitam a verificação de entrada e saída de recursos, o andamento de questões judiciais e de regulamentação do empreendimento junto aos órgãos competentes, entre outras informações referentes especificamente às suas seccionais.

Estes conselhos acompanham a contratação de serviços e compra de produtos, desde a cotação de preços até a utilização dos mesmos no empreendimento, verificando os documentos e comprovando a aplicação dos recursos na seccional.

Servem como apoio aos cooperados na relação com a cooperativa, inclusive retransmitindo as informações recebidas e organizando visitas técnicas dos cooperados ao empreendimento, para que cada um possa, pessoalmente, ver e obter informações sobre o estágio de construção.