Notícias

» Notícias « Voltar
15/01/15
NOTA DE ESCLARECIMENTOS
Bancoop esclarece informações publicadas pela imprensa

Em relação às reportagens publicadas nos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo em 15 de janeiro de 2015, citando a cooperativa, informamos:

Em 2004, a Bancoop Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo (Bancoop) levantou recursos financeiros por meio de um Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios (FIDC Bancoop I) para arcar com custos já incorridos e adiantar a construção de empreendimentos da cooperativa.

O FIDC Bancoop I era administrado pela corretora Planner e foi liquidado em novembro de 2009, após a cooperativa ter adquirido um empréstimo junto ao Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, documentado em um contrato de mútuo, devidamente contabilizado, auditado e aprovado. Os recursos citados no Relatório de Inteligência Financeira do DPF foram destinados à liquidação do FIDC Bancoop I pela cooperativa.

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM), responsável pela fiscalização e acompanhamento deste tipo de fundo, apontou que não existe qualquer irregularidade com o FIDC Bancoop I, que já foi objeto de análise pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

A Justiça Federal também analisou o FIDC Bancoop I e por sugestão do delegado da Polícia Federal (PF) e requerimento do Ministério Público Federal (MPF), o inquérito foi arquivado por determinação judicial depois de ser constatado que não houve irregularidades contra o sistema financeiro nacional.

A Bancoop foi criada por militantes do Sindicato dos Bancários com o objetivo de atender a demanda por moradia entre os bancários, com construção a preço de custo. A maior parte dos associados da cooperativa é constituída por bancários da base sindical do Sindicato dos Bancários, que é solidário à cooperativa desde a criação da mesma.

Estamos à disposição para outros esclarecimentos sobre o assunto.

 

Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo


« Voltar