Notícias

Notícias » Releases « Voltar
07/12/14
Jornalista desconsiderada informações passadas pela Bancoop
Respostas às pergutas do jornal O Globo

Ao Jornal O Globo – Sucursal São Paulo

A/C.: Germano Oliveira

 

A denúncia contra a Bancoop não procede e não tem fundamento. Isso está sendo demonstrado no processo. O representante do Ministério Público de São Paulo cometeu graves erros na interpretação da movimentação financeira da Bancoop e foram estes erros que fundamentaram a denúncia. Um exemplo é o do cheque nº 012400, emitido e compensado no valor de R$ 38.804,66 (Trinta e oito mil, oitocentos e quatro reais e sessenta e seis centavos). Na denúncia, o mesmo cheque é considerado erroneamente com o valor de R$ 38.804.366,00 (Trinta e oito milhões, oitocentos e quatro mil, trezentos e sessenta e seis reais).

Uma análise comparativa entre os documentos reais e a denúncia aponta a existência de 593 erros do promotor. A disparidade entre os valores efetivamente movimentados e os utilizados pelo promotor invalidam a denúncia. Esta análise documentada já está em poder da Justiça.

A Bancoop não contratou a OAS ou qualquer outra construtora para terminar as obras. Portanto, não pagou qualquer recurso nem à OAS, nem a qualquer construtora.

Os acordos que levaram às transferências de empreendimentos para construtoras (quatro empresas distintas) ocorreram a pedido dos próprios cooperados, que analisaram alternativas para finalização e se decidiram em assembleias de seus condomínios e, depois da Bancoop, ou pela conclusão das obras pela própria Bancoop, pela transferência para um condomínio de construção ou para uma construtora escolhida por eles. Após as assembleias, cada cooperado precisou fazer sua adesão individual. Se não há um mínimo de 90% de adesões os acordos não são levados a cabo. Todos os acordos foram homologados pela Justiça e noticiados ao Ministério Público.

A reestruturação da Bancoop está em sua fase final. Foram entregues 5.697 imóveis aos cooperados pela cooperativa, restando apenas 131 unidades, distribuídas em três empreendimentos, para serem entregues. Tais empreendimentos estão em processo avançado de análise da solução para seus casos específicos, sendo que um deles tem assembleia marcada para o próximo dia 13/12 para decidir sobre uma proposta de solução.

João Vaccari Neto não é presidente da cooperativa desde fevereiro de 2010.

Reafirmamos ainda que a Bancoop não realizou nenhuma doação de recursos para partidos políticos.

Estamos à disposição para outros esclarecimentos sobre o assunto.

 

Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo – Bancoop


« Voltar