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01/07/06
A Bancoop e a imprensa
A Bancoop e a imprensa

Nas últimas semanas, a imprensa tem vinculado informações sobre a Bancoop e alguns esclarecimentos são necessários.

Números da Bancoop

Desde a sua criação, em 1996, a Bancoop – Cooperativa Habitacional dos Bancários lançou 57 empreendimentos. Deste total, a atual gestão descontinuou oito deles porque a adesão às unidades era insuficiente para a viabilização dos mesmos. Estes cooperados foram chamados, explicou-se o porquê da decisão da diretoria e eles se transferiram para outro empreendimento ou receberam o dinheiro de volta.

Nestes 10 anos, a Bancoop já entregou 5.566 unidades de um total lançado de 8.496 – que inclui, também, as unidades que estão disponíveis para adesão. Ou seja, 65,5% do total de unidades está entregue e dos 49 empreendimentos, 22 deles estão concluídos e com todas as unidades entregues. Desta maneira, é impossível que 15 mil cooperados tenham ações na Justiça contra a entidade.

Lançamentos 

Atualmente são nove empreendimentos em lançamento que totalizam 934 unidades. Entretanto, apenas 248 delas foram repassadas, ou seja, existem outras 686 unidades em estoque, aguardando o repasse. E isto influencia diretamente no fluxo de caixa necessário para o início das obras. Além disso, cinco destes empreendimentos não possuem as autorizações da prefeitura para o início das obras. Portanto, estas obras em lançamento ainda não foram iniciadas.

Obras iniciadas 

São 18 empreendimentos com as obras iniciadas, sendo que em dez deles, metade ou mais das unidades já foram entregues. E dois possuem apenas um edifício cuja estrutura e alvenaria estão totalmente concluídas em um deles e, no outro, faltam apenas quatro andares. 

Obras em andamento

Hoje são 12 empreendimentos cujas obras estão em andamento no ritmo do seu fluxo de caixa. Estas obras totalizam 2.430 unidades, sendo que 1.084 foram entregues e os cooperados estão morando. E mais 147 estão concluídas e aguardam os reparos do check list e as autorizações dos órgãos públicos para a liberação para moradia.

Obras paradas 

São cinco empreendimentos cujas obras estão paradas por problema no fluxo de caixa. Eles totalizam 1.014 unidades, sendo que 436 já foram entregues. Ou seja, pouco mais da metade aguardam para receber as chaves. Comissões e grupos de cooperados destas obras se reuniram com a Bancoop e foram repassados estudos que indicam que há necessidade imediata de reforço de caixa para que as mesmas sejam retomadas, uma vez que já são deficitárias. Afinal, , no sistema cooperativo a preço de custo, despesa tem que ser igual a receita.

Rateio

São apenas 2.188 cooperados de empreendimentos concluídos - e com todas as unidades entregues - que receberam as cobranças da apuração final da obra. No Termo de Adesão e Participação ao empreendimento, assinado pelo cooperado no ato de adesão ao grupo, está claro que se trata de obra a preço de custo. Esse valor é estimado, já que não é possível determinar o custo real da obra antes que esta seja encerrada. Uma cláusula do Termo de Adesão diz que, ao final da obra, será realizada a apuração final do custo e, se houver sobras, o dinheiro será devolvido aos cooperados. Mas se o custo estimado do imóvel ficar abaixo do custo real, os cooperados devem fazer o aporte da diferença. Isso também é parte da Lei das Cooperativas. Desta maneira, os valores da apuração final são devidos e é obrigação legal dos gestores fazer a cobrança do aporte. O imóvel não está totalmente quitado até que seja pago o custo de sua construção e os valores destinados à legalização junto aos órgãos competentes.

Escrituras

Os 22 empreendimentos concluídos e com todas as unidades entregues somam 3.942 unidades. Deste total, 1.908 estão aptas a outorga das escrituras e outras 1.262 estarão nos próximos meses já que o processo de averbação está em fase final. E, voltamos a reafirmar, deste total, apenas 2.188 receberam a cobrança do rateio. Nas 1.624 unidades restantes e entregues, as escrituras não estão liberadas porque ainda existem unidades a serem construídas/entregues no empreendimento.

Prestação de contas

Ao contrário do que alguns dizem que não há acesso as contas e aos documentos dos empreendimentos, a Bancoop reafirma que os mesmos estão, e sempre estiveram, à disposição dos cooperados para verificação e auditagem. Prova disto é que vários empreendimentos procederam a esta verificação quer pelos próprios cooperados, quer pela contratação de auditorias e peritos. A atual diretoria incentiva a criação de comissões para o acompanhamento das obras de forma organizada e elas já estão em funcionamento em alguns empreendimentos.

Está em fase final a conclusão do balanço geral e dos balancetes dos empreendimentos. Em breve, o cooperado receberá em sua casa, uma publicação especial contendo o balanço, o balancete da sua seccional, a situação atual e a proposta da Bancoop para a entrega das unidades e os prazos. Será aberta uma agenda para debates e após esclarecidas todas as dúvidas, serão marcadas assembléias tanto para a aprovação das contas da cooperativa, quanto para deliberar, separadamente, sobre as propostas para cada empreendimento.

Empresas

Também deve ficar claro que nenhum dos atuais diretores da Bancoop tem ou teve qualquer tipo de ligação societária com nenhuma empresa, muito menos com as que prestam ou prestaram serviços à cooperativa. A política da atual gestão é de qualificar os prestadores de serviços e, assim, profissionalizar ainda mais a cooperativa e aumentar a qualidade das unidades entregues. E, também, não há contrato de exclusividade com qualquer empresa.

Doações

A Bancoop não fez qualquer tipo de doação para campanhas políticas e não pode responder por possíveis doações realizadas por empresas ou por pessoas físicas. Qualquer tentativa de vincular a Bancoop a campanhas políticas é leviana e a diretoria já iniciou as medidas cabíveis contra denúncias sem comprovação. 

Antecipação de recebíveis

Para agilizar o andamento de algumas obras, foi necessária a antecipação de recebíveis que é uma operação legal, autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários, com auditoria da Deloitte Touche Tohmatsu. 

Transparência e informação

Em nenhum momento a atual diretoria escondeu as dificuldades pelas quais a entidade vem passando. Muito ao contrário, aposta na transparência e na participação de todos os associados, na tradição do cooperativismo, como forma de alcançar as melhores soluções. Por isso, iniciou uma ampla reestruturação da cooperativa com o objetivo de dar segurança aos associados. Todas estas ações são divulgadas no Notícias Bancoop, jornal mensal enviado para todos os cooperados.

Assim, não se deixe levar por informações desencontradas. Procure, sempre que precisar, informações na própria cooperativa por meio do SAC (sac@bancoop.com.br ou 3291-1800 e 3291-1855).

A Bancoop e seus empreendimentos são de todos e de cada um dos cooperados. Só haverá uma solução definitiva para nossos problemas com a participação e o compromisso de todos. E todas as mudanças e decisões da diretoria – algumas que podem ser consideradas amargas por parte dos cooperados – são para trazer segurança a todos de que as unidades serão entregues e que, em breve, a Bancoop voltará a fazer novos lançamentos, fiel a seu compromisso de garantir a casa própria a milhares de associados, a preço de custo.

Não se deixe iludir por propostas de soluções fáceis, pois elas são frágeis e têm garantias temporárias. E, com isso, todos podem acabar perdendo tempo e dinheiro. Reflita com sua família qual o melhor caminho a seguir.

A diretoria


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